terça-feira, 18 de maio de 2010

A TAL "PARADINHA" SERÁ ABOLIDA: ALÍVIO PARA OS GOLEIROS.

                


       
       A famosa "paradinha",  principal irritação dos goleiros nos últimos anos, finalmente será abolida pela Fifa já na copa do mundo.
    Tornou-se  cada vez mais comum o recurso dessas jogadas nas cobranças de penalti nos clubes brasileiros, o jogador  encontrou na paradinha  uma forma de ludibriar o goleiro e mandar a bola mais fácil para as redes com um toque sutil.
    Esse vício, embora na maioria das vezes tenha dado bons aproveitamentos aos atacantes, nem sempre tem um final feliz, é só prestar atenção na catastrófica série de penaltis entre palmeiras x atlétigo-go nas quartas-de-final da copa do Brasil, ou nas penalidades  desperdiçadas de Rogerio Ceni e Neymar, esse último chega a abusar nessas cobranças, foram duas  somente no jogo do Santos contra o Ceará no último domingo.
   Outros jogadores também se viciaram nessas cobranças como Fred,  Alex mineiro e Allan bahia. Apesar de ser um lance  bonito e uma demonstração clara  do futebol arte, ousado, diferenciado, clássico, com todo respeito ainda prefiro o bom penalti cobrado no canto, chutado forte  e sem chance para o goleiro.
   Quem se arrisca a cobrar um penalti com "paradinha" em um jogo decisivo de copa do mundo? vai.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os problemas que preocupam a seleção. Saibam quais.

 



O retrospecto de Dunga na seleção é extremamente favorável: Dois títulos importantes, uma medalha olimpica, primeiro lugar nas eliminatórias se classificando com três rodadas de antecedência e vitórias expressivas sobre Itália, Portugal, Inglaterra, Argentina e Uruguai. (Este último não ganhava desde 1976 em Montevidéo)
     Mas as vésperas do mundial, a seleção vem com uma série de problemas em seu conjunto.  Desde Jogadores que estão atravessando  má fase em seus clubes  até a  média de idade que  é tida como uma  das mais altas da história do Brasil em mundiais, 28,7 anos.

Veja aqui, alguns números que constam esses problemas:

- Dos 23 jogadores convocados apenas 12 são titulares nos times em que defendem. Doni, Felipe Melo, Kléberson, Elano, Michel Bastos e até Kaká são exemplos de jogadores que ora  estão no banco de reservas ora não jogam os 90 minutos. A pior situação é a de Doni que só atuou em sete dos 37 jogos da Roma no campeonato Italiano.

- O time também é repleto de jogadores com histórico de Lesões. Aí vem a lista: Kaká, Juan, Robinho, Luís Fabiano. Kaká é o caso mais sério, o meia vem se tratando de uma pubalgia que o afastou 45 dias dos gramados.


- Dos 23 da lista, nove chegaram a casa dos 30 anos. sendo considerado o elenco mais veterano do Brasil na história sa copas.  O lateral Gilberto é o mais velho do grupo com 34 anos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Favorito, Brasil tem time mais eficiente, mas a técnica é inferior às últimas copas.



    Sem tem muito que esconder, Dunga conservou o time base que foi campeão da copa das confederações  e Copa América . A única surpresa foi a convocação do Atacante Grafite do Wolfsburg, deixando de fora da lista  Adriano.
    A seleção tem tudo pra ganhar mais um mundial, mais o time que vai a África do sul  parece ser  menos criativo e técnico em relação às últimas três copas do mundo (98,2002 e 2006).

   Em 98 tinhamos um time recheado de talentos individuais como Rivaldo, Ronaldo, Leonardo, e no banco ainda apresentamos  reservas de luxo como Giovani, Edmundo, Denilson, Em 2002 continuaram Rivaldo e Ronaldo, já tinhamos jogadores como Ronaldinho Gaucho  e no banco Kaká, denilson. Em 2006 foi o ápice de jogadores técnicos e talentosos, tinhamos Ronaldo, Roberto Carlos, Kaká, Ronaldinho Gaucho, Adriano e no banco contávamos com Robinho, Cicinho, Fred e Juninho Pernanbucano.

     Notem que em todas essas copas citadas , existiam jogadores excepcionais até no banco de reservas. Em relação ao time de 2010, o banco é o fator que mais preocupa essa seleção. Se Kaká, principal jogador, machucar-se, as opções são Júlio Batista, Daniel Alves como meia direita e Elano, nenhum deles tem a mesma capacidade de criar as jogadas com mais brilho.

   No mais, analiso esse grupo de 2010 com a cara da geração vencedora de 94 com um futebol mais  burocrático, mecânico. A  diferença que em 94, o principal jogador Romário estava na melhor fase de sua carreira, já o rendimento de Kaká pertencente ao time atual ainda continua girar como uma incógnita.