terça-feira, 29 de junho de 2010

Espanha vence Portugal e a confiança no titulo mundial aumenta.



  A Espanha era mais time que Portugal e foi por isso que nos primeiros 20 minutos de jogo "sufocou " a seleção portuguesa.
   
   Xavi, principal articulador das jogadas espanholas, foi eleito o melhor jogador da partida.
   
   Cristiano Ronaldo esteve apagado durante todo o jogo, o único lance de perigo do meia luso foi em uma cobrança de falta no primeiro tempo, espalmada pelo goleiro Casillas.
  
   Portugal não ameaçava e a Espanha finalmente chegou a recompensa, aos 17 minutos,   David Villa chutou duas vezes antes de marcar o gol da fúria e o seu quarto gol no mundial.

  A espanha está perto de chegar a uma semifinal de copa do mundo pela primeira vez desde 1950, para isso precisa vencer o Paraguai no sábado.









 
Completamente marcado no jogo, Cristiano Ronaldo ficou aquém do que se esperava dele.


A copa do mundo virou uma mini copa América.

  

    Pela primeira vez na história dos mundiais, 4 seleções sul-americanas avançam às quartas -de-final e ainda existe  a possibilibildade de duas delas  se enfrentarem na final.

    Os europeus sempre presentes em maior número em uma reta final, agora correm o risco de não ter representantes nem nas semi-finais. O que será um fato inédito nos 80 anos de copa do mundo.
   
    É uma evolução do futebol sul-americano ou fracasso das seleções europeias? Penso que seja os dois fatores interligados, O Paraguai hoje não é somente visto pelo poder defensivo, tem jogadores habilidosos como Lucas Barrios, Riveros e Haedo, O Uruguai resgatou a sua camisa e vem mostrando muita raça e determinação, nunca teve um trio ofensivo tão perigoso ( Forlan, Suarez e Cavani).


   Quanto aos europeus, faltou a renovação, a criatividade e o talento,  França, Itália  e Inglaterra são exemplos disso. Essas duas últimas tem uma das ligas  mais caras do mundo, mas perderam a capacidade de revelar jogadores nascidos na região.




segunda-feira, 28 de junho de 2010

A holanda não é um carrosel e por que é um adversário a temer ?

 


    Depois da vitória por 3x0 sobre o Chile,  A seleção Brasileira enfrenta agora a Holanda pelas quartas- de-final da copa.
     A holanda apesar de não ter títulos mundiais , sempre fez parte do seleto grupo das seleções que impõe respeito, obviamente  é um time  que não se compara com gerações de brilho como a de 1974, mas a laranja assim como é chamada, está mais mecânica do que as últimas três copas que disputou (94,98 e 2006).

    Um  futebol burocrático, mas que demonstra eficiência e perigo aos adversários, o resultado disso? São 4 vitórias em 4 jogos no mundial, o melhor aproveitamento da sua história nos mundiais.

    Os holandeses tem como  destaques  Robben, que embora não esteja 100% de sua forma física, fez uma excelente temporada pelo Bayern de Munique, é tido como um dos melhores jogadores da Europa e  Sneidjer um meio- campista que oferece perigo a defesa adversária pela sua excelente visão de jogo e incrível capacidade de fazer lançamentos precisos.
    

domingo, 27 de junho de 2010

Argentina vai para as quartas e a arbitragem mais uma vez erra.

    


      A argentina venceu o México por 3x1 e garantiu o passaporte para as quartas-de-final da copa, o adversário novamente será a Alemanha, assim como em 2006.

      Os gols da argentina foram marcados por Higuain, aos 26, Teves aos 33 minutos do primeiro tempo; Tevez aos 7 e Hernandes descontou para o México por Hernandes aos 24 do segundo.

      Mais uma vez a arbitragem cometeu um erro absurdo, Roberto Rosetti da Italia validou o gol de Tevez, o jogador argentino estava completamente impedido após o lance em que Messi dividiu com o goleiro Perez . Os mexicanos se revoltaram e com razão.


    Favorita contra a Alemanha nas quartas? Nem tanto,  apesar dos argentinos apresentar  mais talentos, valores individuais, a Alemanha possui mais objetividade e precisão nos contra-ataques, será a primeira grande prova de fogo para o time sul-americano, o histórico nos últimos confrontos é um fator que também pesa, a Argentina não vence jogos de  mata-mata contra seleções européias  no tempo normal desde 1986, .no ano em que foi campeã mundial pela última vez, é muito tempo, será que a escrita vai ser quebrada?

Alemanha mantém invencibilidade histórica e afunda a Inglaterra: 4x1

   



    Após sucumbir nos dois últimos jogos da primeira fase, A Alemanha volta a demonstrar um futebol encantador  e aplica a maior goleada em confrontos com a Inglaterra nos mundiais, uma sonora goleada de 4x1, fora o baile tático, técnico e sem menosprezar a sua maior característica que é a força física.

    É verdade que a Inglaterra foi prejudicada por um erro grosseiro do árbitro uruguaio Jorge Larrionda e seus assistentes , por invalidar um gol legítimo de Lampard aos 38 minutos do primeiro tempo, se a Inglaterra empatasse o contexto do jogo poderia ser outro.


    Mas os erros primários no sistema defensivo inglês contribuiram para que a Alemanha tivesse tamanha competência em  investir nos contra-ataques fulminantes e bem produzidos por Özil, principal nome desta copa, joga muita bola.
  

   Aos ingleses, restam a decepção e um tabu que já dura 44 anos, não vencem a Alemanha em mundiais desde 1966. Foram 4 jogos, com duas vitórias dos alemães e dois empates.



 

sábado, 26 de junho de 2010

A copa do mundo das surpresas.



A copa de 2010 está sendo marcada pelos resultados inesperados. Quem imaginaria a seleção do Uruguai, criticada nas eliminatórias, se classificar para as quartas-de-final do mundial, podendo até chegar a uma final? 

    E  as demais  seleções sul-americanas, todas elas classificadas para as oitavas; quem esperaria também  que Italia e França, campeã e vice no mundial  de 2006, fossem eliminadas na primeira fase ou na evolução do futebol asiático ( Coréia e Japão) e dos Estados Unidos?

    E quem ainda poderia contar com a presença de Gana nas quartas-de-final depois de um fraco desempenho das seleções africanas na primeira fase?

    Tudo isso se concretizou no mundial da África do Sul, das 16 seleções classificadas nas oitavas, apenas 6 são europeias, é a  copa do mundo mais nivelada da história, podemos ter umas quartas-de- final com paises de 4 continentes diferentes, somente a oceania não terá representante.
   

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil se classifica em primeiro e espera definição no grupo H

 

   A seleção brasileira cumpre seu objetivo, avança para as oitavas como primeira colocada  e espera agora um possível encontro com a Espanha ou Chile do grupo H.

    O jogo começou com Brasil criando boas oportunidades com jogadas pela direita com Daniel Alves, mas o maior chance de gol foi com Nilmar aos 42 minutos do primeiro tempo após o cruzamento de Luís Fabiano, Depois disso a seleção caiu de produção na segunda etapa.

   Uma coisa é certa,  o empate de 0x0 contra Portugal mostra um time nitidamente  carente em peças de reposição, Júlio Batista substituiu Kaká e não  fez uma boa exibição, não parece estar em forma. Josué entrou no segundo tempo mas pouco criou e o único lance de perigo  foi com Ramires aos 46 minutos.
    Um empate brasileiro sem gols em uma primeira fase  não acontecia  desde 1978  na copa da Argentina,  quando empatou com a Espanha.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sem forças e envelhecida, Itália já dava indícios que não iria muito longe.

  

    A primeira fase de mundial sempre foi um martírio para os italianos, independetemente de estarem ruins  ou não, ora eles passam dela no sufoco e chegam fortes na final, ora são eliminados precocemente como foi nessa copa 2010, quando perderam para a Eslováquia por 3x2. 

    Os italianos não são eliminados em uma  Primeira fase de copa do mundo  desde 1974, naquela oportunidade venceram o Haiti por 3x1, empataram com a Argentina  em 1x1 e perderam da Polônia, terminaram aquela  copa em  9º lugar entre as 16 participantes.

   A Azzura também já havia sido eliminada na primeira fase nas copas de 1950, 1954, 1962 e 1966.

   A Italia de 2010 tinha jogadores talentosos como Pirlo, De Rossi, Zambrotta, Ianquinta, Cannavaro, mas era um time que perdeu muito o fôlego de 2006, demonstrava pouca criatividade  e média de idade estava  acima dos 30 anos, a maior da copa do mundo. Faltou neste mundial, renovação no elenco italiano,
  
   Pelo jogo de hoje contra a Eslováquia, os italianos jogaram melhor do que os dois primeiro jogos,criaram chances de gol com Pepe e Quagliarella mas se esbaldaram nos contra-ataques do eslovacos comandados pelo atacante Vittek (bom jogador) que marcou dois gols no jogo.





quarta-feira, 23 de junho de 2010

Países africanos tem uma das piores participações em copas do Mundo.

 


     O que não deixará saudades ao povo africano é a particicipação pífia de suas seleções. Com exceção de Gana que deverá passar para as oitavas-de-final como segunda colocada do grupo D, todas as equipes foram eliminadas na primeira fase. Desempenho pior só em 1974 quando Zaire (atual Congo) foi eliminado na primeira fase com três derrotas.


Veja a situação das seleções africanas na copa:



  África do Sul: Entrou para a história como a primeira e única seleção afitriã a ser eliminada na primeira fase, a vitória contra a França por 2x1 serviu como consolo.


 Nigéria: Era favorita a passar de fase, tinha ainda chance na última rodada , mas só empatou com a Coréia do Sul e terminou a copa do mundo como última colocada do grupo B. a derrota para Grécia por 2x1 entrou para a história como o primeiro gol da seleção grega em jogos de copa do mundo.


Argélia: Mais frágil do grupo  C, os argelinos perderam o primeiro jogo para Eslovênia, mas o empate contra a Inglaterra deu esperanças a seleção a avançar de fase. As 'raposas do deserto' só não contaram com a derrota para o EUA no último minuto do terceiro jogo.


Camarões: Ainda vivendo de 1990, os camaroneses foram eliminados já na segunda rodada, após perder para o Japão por 1x0  e  Dinamarca por 2x1 de virada no grupo E.


Costa do Marfim: Tem uma missão quase impossível, com a vitória de Portugal por 7x0 na Coréia do Norte, os elefantes precisam vencer os norte-coreanos com facilidade e torcer por uma goleada do Brasil sobre Portugal para tirar a diferença de saldo dos portugueses.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Enquanto a bola corre na copa, saiba curiosidades do Nordestão.

  




Eu como bom nordestino, não tinha como esquecer de postar no futebol internauta, as curiosidades e estatisticas de um dos mais tradicionais campeonatos regionais do Brasil: O campeonato do Nordeste ou nordestão.




Curiosidades:


- O campeonato do Nordeste foi disputado pela primeira vez em 1994 e tinha como Alagoas o estado sede, os jogos eram disputados nas cidades de Maceió, Arapiraca e Capela.  O vencedor foi o Sport, ganhando do CRB nos penaltis por 3x2, após o jogo ter empatado em 0x0


 - Antes do Campeonato do Nordeste ser realizado em 1994, já existia um  campeonato  Regional de futebol  chamado Torneio norte-nordeste de Futebol realizado entre 1968 e 1970. Sport, Ceará e Fortaleza foram os campeões respectivamente.


  - maiores vencedores:                          


O Vitória é o maior vencedor da copa do nordeste, sendo campeão em três oportunidades:  1997, 1999 e 2003. Sport e Bahia vem em segundo com dois títulos cada,  O rubronegro pernambucano venceu a competição em 1994 e 2000 e o Tricolor baiano conquistou o título em 2001 e 2002. O américa de Natal foi campeão em 1998.





- O meia servo Petkovic foi campeão do nordeste  pelo vitória em 1999, o jogador também conquistou o vice-campeonato em 1998 





- Sergio Alves é o maior artilheiro artilheiro da história da competição, o pernanbucano marcou 13 gols pelo Bahia em 2002, o atacante também defendeu o  Ceará de 1997 a 1999 e ABC em 2001.


- De 1997 a 1999,  O vencedor da competição  garantia vaga  na copa conmebol, toneio similar a copa sul-americana atualmente.

- O Bahia é dono da maior goleada da história do torneio, venceu o Confiança (SE) por 10x2 em 2002.












Sérgio Alves, maior artilheiro da história do campeonato.

Afastando a má impressão deixada no primeiro jogo, espanha vence.

        
                        

     Ainda sem demonstrar um futebol digno de campeão da Eurocopa em 2008, a Espanha enfim, vence honduras por 2x0 e deixa a classificação do grupo H embolada.
  
A fúria é a segunda colocada na chave, se esta posição mantiver no próximo jogo contra a Grécia, os espanhóis tem a possibilidade de enfrentar o Brasil nas oitavas-de-final. O Chile lidera o grupo com seis pontos.

  O jogo como era de se esperar, iniciou com a Espanha partindo logo ao campo de ataque, com Xavi sempre comandando as principais jogadas da equipe e a finalização de David Villa  no travessão.

  Vilha marcou dois gols e ainda perdeu um penalti batido para fora, Fernando Torres uma das principais jóias do futebol espanhol, mais uma vez decepcionou e desperdiçou muitas chances de gol que poderiam colocar a fúria em uma situação mais confortável no saldo de gols.

VITÓRIA BRASILEIRA CONTRA DOIS ADVERSÁRIOS.

  


    O Brasil finalmente desencantou na copa do mundo e já está classificado para as oitavas-de-final, a seleção venceu a Costa do Marfim por 3x1 e espera agora os resultados do grupo H.

    O que mais chamou atenção no jogo de domingo, além da boa exibição brasileira, foi um adversário que apelava para faltas desleais, algumas delas lamentavelmente violentas.

     A atuação do árbitro Stephane Lannoy (FRA) foi desastrosa e a pior da copa até aqui, o jogador Tiéné deixou a sola da chuteira sobre a tíbia de Elano e por pouco o jogador brasileiro não saiu de campo com a perna fraturada.

      Kaká foi o alvo de provocações e  aos 39 minutos do segundo tempo se desentendeu com Keita e foi  expulso, ficando de fora da próxima partida contra Portugal sexta-feira.
      Com a partida parada, o omisso Sthephane deu somente dois cartões amarelos para Costa do Marfim, para Tiéne e Keita.








sexta-feira, 18 de junho de 2010

PERIGO À VISTA



Por que mesmo a vitória magra contra a Córeia do norte poderá complicar  a seleção?

    A vitória de 2x1 contra a Coréia do Norte colocou a seleção Brasileira como lider do grupo G, isso é motivo para se preocupar?


  Sim, o saldo de gols do Brasil é que é  preocupante (SG = 1),  isso quer dizer que se os norte-coreanos perderem para Portugal no domingo obrigará o Brasil a vencer obrigatoriamente a Costa do Marfim. Um empate coloca os Marfienses a uma missão bem mais fácil de vencer  a Coréia do norte na sexta.


Veja como ficará a situação da seleção nos três resultados  abaixo:



Vitória do Brasil - Classifica a seleção brasileira, dependendo de pelo menos um empate dos portugueses contra a Coréia do norte.

Empate do Brasil - Obrigará a seleção a vencer portugal na última rodada.

Derrota do Brasil - Precisa vencer Portugal e torcer por uma combinação de resultados, caso os portugueses  também vençam a Coréia do Norte.



     É evidente que a seleção tem mais história, mais camisa e mais time que a Costa do Marfim, mas nessa copa do Mundo, já virmos derrota alemã para Sérvia, tropeços de Inglaterra, França e Itália. O favoritos não estam com essa bola toda no mundial

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Derrota da França é o resumo da decadência da equipe nos últimos anos.



     A derrota histórica  para o México por 2x0 coloca os franceses em uma situação delicadíssima para avançar na próxima fase da copa.  O desempenho francês lembra a participação pífia na copa de 2002, quando foi eliminada na  primeira fase sem fazer nenhum gol, naquela época os franceses ainda tinham Zidane.

   Hoje sem Zidane, os franceses precisam vencer a África do sul por uma diferença de mais de dois gols e torcer para que Uruguai e México não empatem na última rodada em Rustenburgo.



                                Méxicanos comemoram uma vitória inédita.


     Ma a verdade é que há muito tempo, vinha se questionado o futebol francês sobre sua participação discreta nas eliminatórias, a vaga injusta para a copa e derrotas inéditas em amistosos contra times sem tradição como a China. 

 Desta vez a França tem mais uma missão de que além de jogar um bom futebol precisa ter sorte na combinação de resultados, nessa etapa é pouco provável que eles sobrevivam para as oitavas.

Assim como em 1950, o Uruguai silencia o estádio do país anfitrião.

     Rio de Janeiro, 16 de julho de 1950, o Maracanã estava lotado, esperando a vitória brasileira e o primeiro título mundial depois de insucessos nas três primeiras copas.

     Mas aquele jogo que poderia resultar em alegria e pompa para os brasileiros, virou choro e melacolia. Os uruguaios viraram o jogo  e conguistaram o Bicampeonato mundial com gols de Schiaffino e Ghiggia.

    Pretória, 16 de junho de 2010, Estádio Lottus Versfeld, os torcedores sul-africanos guardavam esperançosos uma vitória da África do sul, para que o país colocasse os pés nas oitavas-de-final. Mas o que se viu foi um novo desastre com uma seleção anfitriã e novamente o Uruguai foi o protagonista da tristeza da torcida dos Bafana bafana, o jogo terminou 3x0 para a celeste e colocou os africanos em uma sistuação muito delicada na competição, precisa vencer a França e torcer por uma combinação de resultados entre México e Uruguai no dia 22 de junho.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

NINGUEM FAZ GOL NA SUÍÇA

         
       Oito horas sem levar gol  em mundiais, um récorde histórico para a suiça que venceu a Espanha por 1x0, gol de Fernandes.

       A última vez que os suícos levaram gol, curiosamente, foi contra a mesma Espanha na copa de 94, aliás a suiça não só levou  gol  como perdeu de 3x0 para o espanhóis, os gols foram de Hierro, Luís Ernrique e Beriguistain, o jogo era válido pelas oitavas-de-final.


 
 








                                                                                       Fernandes marca para os suiços e fecham a defesa.


  Com o resultado, existe a possibilidade do Brasil encarar a Espanha já na oitavas-de-final, isso acontecerá se o Brasil for o 1º do grupo G e a suiça vencer o Chile.

Brasil não goleia em estréias desde 1970.

                                    

     Se a atuação da seleção brasileira não foi convicente, os números parecem insistir em estréias de copa do mundo, o Brasil não ganha o primeiro jogo por mais de dois gols de diferença desde 1970, quando naquela ocasião venceu a antiga Thecoslováquia por 4x1.
     Até nas campanhas vitoriosas o Brasil não marcou muitos gols, em 1994 vencemos os russos por 2x0 e em 2002 ganhamos no sufoco da turquia, 2x1.


Veja as estréias do Brasil em copa desde 1974:

                                                             COLOCAÇÃO
1974: Brasil 0x0 Iuguslávia                     Quarto lugar
1978: Brasil 0x0 Suécia                          Terceiro lugar
1982: Brasil 2x1 URSS                          Quartas-de-final
1986: Brasil 1x0 Espanha                       Quartas-de-final
1990: Brasil 2x1 Suécia                          Oitavas-de-final
1994: Brasil 2x0 Rússia                          Campeão
1998: Brasil 2x1 Escócia                        Vice-campeão
2002: Brasil 2x0 Turquia                        Campeão
2006: Brasil 1x0 Croácia                        Quartas-de- final

Após vitória, Brasil precisa jogar mais contra a imprevisível Costa do Marfim

   

    Estréia é sempre estréia, bate aquele nervosismo em cada jogador em querer aparecer bem, marcar logo um gol, não errar. E foi assim que a seleção Brasileira se comportou no primeiro tempo, errando muitos passes, pouca criatividade, pouco chute a gol.

    Pelo primeiro tempo, o jogo parecia desenhar para um vexaminoso empate brasileiro em estréias de copa, o que não acontece desde 1978. Mas o Brasil tomou iniciativa rapidamente no segundo tempo, Kaká que estava apagado em campo, voltou a ter um breve  momento do velho Kaká, com arrancadas verticais e buscando espaços em relação ao ataque.

    E foi assim que aos 10 minutos da segunda etapa, Maicon avançou a direita e chutou sem ângulo para fazer o primeiro gol brasileiro na copa, Elano ampliou aos 26 depois de um passe espetacular de Robinho.
 Aos 43, volta a sonolência brasileira, ataque norte-coreano e gol de Yun Nam.

    A verdade é que a seleção brasileira ainda não encontrou seu verdadeiro futebol, o adversário apesar de ser um jogo de estréia era fraco, (apenas 105º colocado no ranking da fifa), faltou as jogadas criativas,é notória também a má fase de  Luís Fabiano e a defesa vem falhando como não costuma falhar, desde o jogo amistoso contra a tanzânia.  

domingo, 13 de junho de 2010

E A MELHOR ESTRÉIA DA COPA (ATÉ AGORA) É A DA ALEMANHA

  

      Com um time  renovado e reconhecido como o mais jovem da história  nos 17 mundiais em que disputou (média de 25 anos) , a Alemanha provou porque é sempre favorita ao título  no torneio.

      O fator surpreendente da vitória alemã  no jogo contra a Austrália, não foi somente o placar elástico de 4x0, mas o entrosamento da equipe, o que não era observado em outros mundias.

       O time demonstrou criatividade, principalmente pela habilidade do jovem  Özil, de 21 anos que é promessa de grandes conquistas para o futebol alemão, o atacante já conquistou um copa da alemanha pelo Weder Bremen  e a Eurocopa sub-21 pela seleção  em 2009.

      Os gols da vitória foram marcados por Podolski aos 8, Klose aos 26 minutos do primeiro tempo, Müller aos 23 e o Brasileiro naturalizado Alemão Cacau aos 25 minutos do segundo tempo.
        

Falha de goleiros e expulsões marcam as primeiras rodadas da copa.




   Com exceção da festa do voluntariosos e alegres torcedores africanos, as  sete primeiras rodadas da copa não convenceram os fanáticos pela bola. Jogos mornos, muitas faltas incluindo três expulsões, poucos gols ( nove até agora) e frangos dos goleiros daqueles que entram para história do mundiais.
    França e Uruguai que era esperado como um jogo bastante disputado,  foi apático   e retruncado até o fim. O resultado disso foi que o placar não saiu do 0x0 e ainda contou  com  a expulsão do meia  uruguaio Lordeiro aos 36 minutos do segundo tempo.
    No Jogo entre Inglaterra e EUA, o destaque negativo  foi para o goleiro inglês Robert Green que cometeu um frango inesquecível após o chute fraquinho, fraquinho do americano Dempsey.
    Outro frango foi na partida das zebras Argelia x Eslovênia. O goleiro argelino Chaouchi  não conseguiu segurar o chute sem força  do capitão esloveno Koren. A bola esbarrou em suas mãos e entrou ao seu canto esquerdo. Antes disso, o jogador guezzal da Argélia foi expulso após tentar fazer o gol esticando a mão. O destaque mesmo no estádio Peter Mokaba, foi a presença do ex-jogador Zidane.
    Na partida entre Gana x Sérvia, poucas chances de gols criadas pelas duas seleções. O jogo ficou marcado por muitas faltas violentas, o que resultou  na expulsão do sérvio Likovic aos 29 minutos do segundo tempo. O gol só saiu aos 37 minutos e foi marcado pelo ganês Asamoah Gyan.