sábado, 31 de julho de 2010

FIFA ameaça banir a Coréia do Norte do Futebol



      O ditador  Kim Jong II não absorveu a eliminação da Coréia do Norte na primeira fase da copa do mundo e resolveu mandar torturar os jogadores e o técnico.


      Um fato lamentável envolvendo o Esporte com um regime ditatorial violento. Regime esse que atrasa um país maltratado pela fome e  miséria.  O técnico Kim Jong-Hun teve que realizar trabalhos braçais após uma reunião no palácio do governo.


      O único jogador que ficou  imune à prática de  torturas foi o atacante Jong Tae-se (foto acima do blog), o mesmo que chorou em uma  execução do hino nacional da Coréia do norte.


      Essa não foi a primeira vez que uma ditadura interfere no futebol.  Em 1986, o Iraque disputou  a copa do mundo do méxico. A seleção era comandada pelo técnico Brasileiro Evaristo de Macedo, que viu dois de seus jogadores abandonarem a equipe porque teve seus parentes mortos na batalha contra o Irã.


     A FIFA  estuda como providência, banir a Coréia do Norte do futebol, sendo assim a seleção já ficará de fora da Copa Asiática de nações, competição que será realizada em 2011 no Catar.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Até onde vai a imaturidade de Neymar




     Um fato que repercutiu  essa semana  no jogo entre santos x Vitória foi  a cobrança de Penalti desperdiçada por Neymar, o atacante tentou dar uma cavadinha mas acabou recuando para o goleiro.

   O Neymar que perdeu o penalti será o Neymar que irá disputar a copa de 2014, não acho que a imaturidade de Neymar seja totalmente direcionada pela pouca  idade, senão a gente estaria discutindo aqui Romário, Ronaldo, Zidane, Rivaldo, Zico quando tinham 18 anos e tem jogadores acima de 25 anos que ainda não amardureceu ou demoraram a amadurecer.

 
 


      É um excepcional jogador, sem duvida a maior revelação do futebol brasileiro nos últimos tempos, tem estrela para brilhar, mas precisa ser trabalhado, necessita ter mais seriedade nos momentos de decisão, se o jogo já estivesse 3x0, 4x0 para o Santos, ele poderia até ter cometido a proeza de errar aquele penalti, mas naquela oportunidade o jogo estava 1x0 e o placar ainda indefinido.

  


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pelo Nordestão, CSA cede o empate contra o Ceará




     O CSA perdeu uma grande oportunidade de liderar  a copa do nordeste, o time azulino ficou só no empate de 1x1 contra o Ceará.

    O azulão começou arrasador e logo aos 4 minutos, Peixinho chuta, a bola bate no caprinho na trave e Everlan aproveita o rebote para fazer CSA 1x0. O time alagoano tinha mais domínio do jogo, mas pecou nas finalizações perdidas.
  
   No segundo tempo, o jogo esfriou, o CSA produzia pouco e foi aos 33 minutos do segundo tempo que  o Ceará foi premiado com um penalti, sim premiado, porque foi uma penalidade duvidosa dada pelo árbitro baiano Clodoaldo Mendes da Conceição, onde o veterano Aílton cobrou e empatou o jogo.

    O próximo compromisso do time do mutange será pela série D do campeonato Brasileiro contra o Potiguar no dia 01 de agosto em Natal. Já o Ceará volta a se concentrar no Brasileiro da série A e tem uma missão dificil, encarar o São Paulo no Sábado, jogo que será disputado no morumbi.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O melhor ataque é do Santos, mas não desprezo a força do Vitória

 


    O Santos vem para final da copa do Brasil como o melhor  ataque da história da competição, e ainda em casa o aproveitamento da equipe da Vila Belmiro é ainda maior.  Então podemos apontar que o Santos é favoritíssimo para conquistar a copa do Brasil em cima do Vitória?


     Não é bem assim, é inegável afirmar que o números do Santos na competição são impressionantes, mas uma grande contribuição desse melhor ataque foi do time que "voou" no primeiro semestre e que após o título paulista teve uma queda de produção. Basta ver a classificação do time no campeonato Brasileiro ao lado deste blog.


   Vale ressaltar que assim como o Santos, o Vitória também  é forte jogando em casa, não só forte como também vence bem, não vamos esquecer das vitórias no barradão em cima do Corinthians alagoano 4x0,  5x0 no Náutico, 4x0 diante do goiás, 2x0 no vasco e 4x0 sobre o Atlético-GO.


   Então é uma final que embora os números do Santos prevaleçam sobre os do  Vitória, não se pode apontar com convição que o time de Neymar realize mais uma espetáculo diante do rubro-negro Baiano.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Diego Maradona deixa a seleção argentina




     Enquanto o Brasil assistia a apresentação de Mano Menezes como  novo técnico da seleção Brasileira, na Argentina a torcida era para que Diego Mardona premanecesse no cargo até a copa de 2014. Mas o Pibe rejeitou as expectativas do fanático povo argentino e não é mais treinador da seleção de seu país.

 
    No mundial, maradona foi uma figura folclórica, esbanjava um show de caretas,  incentivava a torcida a vibrar como quem fosse  animador de palco, ensinava os jogadores a cobrar um lateral correto e  a cada jogo tinha o cerimonial de dar "beijinhos" em seus atletas.

   Fora essa comicidade, A seleção de Diego vinha bem na copa, só não esperava uma eliminação humilhante para os alemães nas quartas-de-final por 4x0. Tudo indica que o novo técnico da argentina seja Sérgio Batista, medalha de ouro nas olimpiadas de pequim em 2008 que havia conquistado o título mundial sub-20.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

As novidades na lista de Mano Menezes.





     Na apresentação ao comando técnico da seleção Brasileira, Mano Menezes convocou 24 jogadores para o amistoso que será realizado no dia 10 de agosto contra os Estados Unidos, em Nova Jérsey.


    Desses 24 jogadores, apenas 4 estiveram  na copa de 2010, é o caso de Thiago Silva, Robinho, Ramires e Daniel Alves. Outra surpresa na lista,  foram as ausências de Lúcio e Juan e pela primeira vez Paulo Henrique Ganso e Neymar jogarão  no time principal.

     No gol, mais novidades, Mano chamou  Renan do Avaí e Jefferson do Botafogo, apenas Victor do Grêmio já fez parte da seleção da era Dunga.


    O ex-santista André e agora jogador do Dínamo de Kiev (UCR) também está na lista. As outras "caras" novas são Jucilei ( Corinthians) , Réver  (Atlético-MG), Ederson  (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Sandro  (Internacional),  David Luís (Benfica) e Henrique (Racing Santander).


   E aos jogadores que retornaram à seleção estão enquadrados  Hernandes (São Paulo), Diego Tardeli (Atlético-MG), Alexandre Pato (Milan) e Lucas (Liverpool)


domingo, 25 de julho de 2010

O bom filho a casa torna.


      Adilson Batista é o novo técnico do Corinthians, mas se enganam que a relação  Batista e timão é recente . Basta voltar ao tempo e lembrar o treinador vestindo a camisa do clube na final do mundial de clubes em 2000 como jogador.


    O paranaense era um zagueiro de forte marcação, firme nos desarmes. Curiosamente o corinthians foi o último clube que Adilson atuou.




















 Mundial de clubes 2000: Adilson Batista é o primeiro da direita para a esquerda  em pé.




    Já como técnico,  Batista conquistou pelo Cruzeiro dois campeonatos mineiros, 2008 e 2009, ainda levou o clube mineiro ao vice-campeonato da Libertadores.  Em 11 clubes em que treinou, o Cruzeiro foi  o time em que mais tempo ficou. Foram dois anos e meio, 170 jogos, sendo 97 vitórias, 34 empates e 39 derrotas.

        

sábado, 24 de julho de 2010

A hora de Mano na seleção



    Enfim, Mano Menezes aceita o cargo de técnico da seleção Brasileira, a decisão foi tomada pelo treinador por volta das 19h30 de sexta feira.

    O técnico gaúcho de passo do sobrado, começou a ganhar destaque no ano de 2004, quando levou o modesto 15 de novembro às semifinais da copa do Brasil, já em 2005 entrou para história junto com o time do Grêmio, ao derrotar o Náutico nos aflitos e ajudar o tricolor a voltar para a série A do Brasileiro, com apenas oito jogadores em campo naquela partida épica.


   Do acesso a série A, Mano ainda ganhou um campeonato gaucho de 2006 e levou o Grêmio ao Vice-campeonato da Libertadores de 2007. Em 2008 ajuda mais um grande a subir para série A, desta vez o Corinthians e no ano de 2009 conquistou um campeonato Paulista e a copa do Brasil.


   Se a competência se inicia com coragem, Mano já demonstrou isso assumindo a seleção, tem como característica poucas derrotas em seu currículo, pode dar a seleção a cara de um time renovado e forte.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Incrível: Boca Juniors perde para o time neozelandês Wellington Phoenix

    Em excursão na Nova Zelândia, o Boca Juniors foi surpreendido pelo time  Wellington  Phoenix, que venceu o jogo amistoso por 2x1.

   Os gols foram marcados por  Dylan Macallister aos 24 minutos do primeiro tempo, Andrew Durante ampliou para o time local aos 15 minutos . O boca diminuiu com um gol contra marcado pelo mesmo Durante aos 37 minutos do segundo tempo.



   O   Phoenix é um time novato da cidade  de Wellington,  tem três anos de existência, foi fundado no dia 19 de março de 2007.


   O curioso é que alguns jogadores do Phoenix estiveram presente na copa de 2010 defendendo a Nova zelândia, é o Caso de Mark Paston, Tony Louchead, Leo Bertes, Ben Sigmund e Brown.

A volta dos que não foram

 


    Muricy Ramalho teve  poucas horas de técnico da seleção Brasileira, e a novela para decidir quem é o técnico da seleção para 2014 continua.

     O  contrato do (retornado) técnico do Fluminense é até dezembro de  2012, é o que garantiu o presidente do tricolor Roberto Horcades.  Assim que a informação foi confirmada, Muricy retornou ao clube carioca e já realizou treinamentos com a equipe das laranjeiras.


     O presidente da Unimed Celso Barros  ainda salientou que ficou assustado com a informação de Muricy como novo técnico da seleção e afirmou que o técnico do Fluminense está feliz trabalhando no clube.


   

Por que Murici foi uma boa escolha para seleção?

 


     Ele já era sondado quando a seleção de Dunga estava em perigo nas eliminatórias, conquistou pelo São Paulo três títulos brasileiros seguidos (2006,2007,2008), somente o Ex-técnico Rubens Minelli conquistou tal feito.

Em 2004 levou o São Caetano ao inédito título paulista, quando o time do ABC vinha de uma sequência  de derrotas em decisões.


     Este currículo recente foi decisivo para que Murici Ramalho se tornasse o novo técnico da seleção Brasileira.

   Com um jeito sério  e disciplinador, Murici sempre foi especialialista em montar times com bom sistema defensivo e ataque eficiente,  fatores que deram resultado no São Paulo e no Fluminense. Este último deixou-o  na liderança do campeonato Brasileiro.


    Fez um bom trabalho também no Palmeiras em 2009, foi dentro das possiblidades que o clube paulista propiciava naquele momento, elenco era  limitado e frágil.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A alegria do Santos parou?






     A uma semana de enfrentar o Vitória pela decisão da copa do Brasil, o Santos, melhor time do Brasil no primeiro semestre vem sofrendo uma queda de produção. Com as três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, o time da Vila Belmiro tem a pior campanha pós copa do mundo entre as 20 equipes que disputam a série A.


    Pode-se dizer que a  última grande exibição da equipe Santista foi no dia 19 de maio, quando venceu o jogo de volta da semifinal contra o Grêmio por 3x1. É  verdade que depois disso, o Santos goleou o Vasco por 4x0 no campeonato Brasileiro, mas quem acompanhou aquele jogo, obeservou que já não era o mesmo time encantador do Campeonato Paulista.


   A queda tem seus motivos, o time sentiu a ausência do  atacante  André, que foi vendido para o Dínamo de Kiev e  Robinho que somente voltou a estrear na derrota de ontem para o Atlético-PR, não jogou bem . Keirisson o novo centroavante  ainda precisa entrar em forma e não tem  previsão de estréia.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Corinthians pode superar série invicta de 1998.

 

     Se vencer hoje o Atlético- GO, jogo que será realizado às 21h50  no  Estádio Serra Dourada, o Corinthians terá a maior  sequência invicta de sua história em campeonatos Brasileiros.

    A marca superará a campanha do título brasileiro de 1998, quando o Timão ficou 9 jogos sem perder.


    Na campanha de 2010, o Corinthians realizou 9 jogos, venceu seis e empatou três, um aproveitamento de 77.8 %.  Em 1998, o desempenho foi um pouco melhor, venceu sete e empatou duas nas nove primeiras  partidas que disputou.


Campanha do Corinthians em 1998 nas nove primeiras rodadas:


25/07/1998 - Vasco 0x1 Corinthians
02/08/1998 - Corinthians 4x0 Juventude
05/08/1998 - Corinthians 2x1 Grêmio
08/08/1998 - Atlético(MG) 1x5 Corinthians
12/08/1998 - Coritiba 0x0 Corinthians
15/08/1998 -  Corinthians 1x0 Botafogo
22/08/1998 - Internacional 1x1 Corinthians
25/08/1998 - Corinthians 3x1 América (MG)
29/08/1998 - Corinthians 3x2 Guarani


Corinthians de 2010 nas nove primeiras rodadas:


09/05/2010 - Corinthians 2x1 Atlético-PR
16/05/2010 - Grêmio 1x2 Corinthians
23/05/2010 - Corinthians 1x0 fluminense
26/05/2010 - Prudente 2x2 Corinthians
30/05/2010 - Corinthians 4x2 Santos
03/06/2010 - Corinthians 2x0 Internacional
06/06/2010 - Botafogo 2x2 Corinthians
14/07/2010 - Ceará 0x0 Corinthians
18/07/2010 - Corinthians 1x0 Atlético- MG

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os riscos que São Paulo tem com as derrotas no Brasileiro.


     A segunda derrota seguida do São Paulo no Campeonato Brasileiro é um tanto perigosa e serve como um sinal de alerta.

     Nos três últimos titulos Brasileiros em que ganhou (2006, 2007 e 2008) O São Paulo tinha como característica uma defesa sólida que levava poucos gols, hoje o time sofreu cinco gols em dois jogos.


        A falta de compromisso com o campeonato brasileiro custou caro  para o  Fluminense de 2008.  Visando a Libertadores, o time carioca perdeu os cinco primeiros jogos do brasileirão. Com a derrota na final para LDU nos pênaltis, o tricolor quase  foi rebaixado.


      Uma possível eliminação na Libertadores pode colocar o São Paulo na turma dos times que já correram sérios riscos no campeonato Brasileiro. Se isso ocorrer, não vejo o São Paulo com  perfil de lutar contra o rebaixamento, mas pode ficar de fora do G-4 que sempre foi seu principal objetivo.

domingo, 18 de julho de 2010

Fluminense x Santos: Um jogão na vila Belmiro.

  

     A  promessa de um grande jogo para esse domingo é o clássico Santos x Fluminense. As duas equipes jogam às 18h30 na Vila Belmiro.


     O Santos quer voltar a boa fase do primeiro semestre e para isso espera contar com o talento de Neymar e Paulo Henrique Ganso, que na derrota  contra o Palmeiras passaram despercebidos e com poucas chances de finalização.

    O peixe ocupa a quarta colocação com 12 pontos e sabe que um tropeço diante do Fluminense pode distanciar sua briga pela ponta da tabela.


     Já o Fluminense tem uma nova chance de tornar-se lider, o tricolor carioca vem de um tropeço diante do Grêmio Prudente  no Maracanã, quando só empatou em 1x1 na última quinta feira.  O tricolor  carioca ocupa a terceira posição com 16 pontos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Felipão pede reforços no Palmeiras.




     Após a vitória do Palmeiras por 2x1 em cima do Santos, Felipão deixa claro na sala de entrevistas que o clube precisa de reforços para o campeonato Brasileiro.

   A solicitação de reforços veio com a saída dos dois principais jogadores do time, Diego Souza e Cleiton Xavier.

    Diego Souza agora defende o Atlético-MG e Cleiton Xavier foi transferido para o Metalist da Ucrânia, onde vai disputar a UEFA Europe League.

   Felipão também sugere a volta do meia Valdivia. O chileno disputou a Copa do Mundo e atualmente está no Al Ain dos Emirados Árabes. " É um jogador que tem identificação com o Palmeiras, o Palmeiras precisa de identificações" Afirma o Técnico Gaúcho na coletiva.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Espanha lidera o ranking da FIFA.

  


Após o título da copa do mundo, a Espanha é a 1º colocada no  Ranking da FIFA, atingindo a marca de 1883 pontos. A 2ª colocada é a Holanda com 1659, seguida do Brasil em 3º com 1536.

     O ranking tem como destaque o Uruguai, seleção que subiu 10 posições e hoje ocupa a 6ª posição com 1152 pontos, graças a grande campanha feita no mundial da África do sul.


    Outras surpresas foram Egito (9º)  e Chile (10º),  seleções que aparecem entre as 10 primeiras colocadas,  o curioso é que a seleção egípcia nem sequer participou da copa de 2010, mas o título da Copa das nações Africanas, também realizada esse ano, contribuiu para que o país dos faraós tivesse uma boa classificação.


  Veja as 20 primeiras seleções do Ranking da FIFA:


                                                     Pontos

1º Espanha                                     1883
2º Holanda                                     1659
3º Brasil                                         1536
4º Alemanha                                   1464
5º Argentina                                   1289
6º Uruguai                                      1152
7º Inglaterra                                   1125
8º Portugal                                     1062
9º Egito                                          1053
10º Chile                                          988
11º Itália                                           982
12º Grécia                                        975
13º EUA                                          969
13º Sérvia                                        969
15º Croácia                                     968
16º Paraguai                                    961
17º Russia                                       956
18º Suíça                                         940
19º Eslovênia                                   917
20º Austrália                                    911


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Em meio a crise no Flamengo, Zico desabafa.

     Nem mesmo a contratação de três reforços do Flamengo para o campeonato Brasileiro fez Zico  esconder a preocupação sobre o futuro do Clube.


    Em entrevista realizada ontem, terça-feira, o ex-camisa 10 desabafou na apresentação do goleiro Vinícius e os atacantes Marquinhos e Cristian Borja.

  "Não é porque o Flamengo teve um  título que poderia se fazer o que quisesse, esse título acabou sendo muito ruim", disse Zico referindo-se ao título brasileiro que o rubro-negro ganhou no ano passado e aos escandalos recentes envolvendo os jogadores do clube.

"  A gente não admite certas situações como essa, porque o flamengo acaba sendo achincalhado, é muito duro para quem viveu uma vida aqui e ver hoje torcedores tristes, cabisbaixos e a gente não quer isso". Completou o novo gerente de Futebol do Flamengo, que  propõe uma  renovação e disciplína na gávea.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

As surpresas e decepções da copa.



Surpresas:

Paraguai:  A seleção guarani pela primeira vez em sua história chegou as quartas-de-final de uma copa do mundo

Uruguai:  Foi o sul-americano a chegar mais longe na copa e resgatou o peso e a  história de sua camisa.

Gana: Honrou o futebol africano e chegou as quartas-de-final, poderia ter chegado mais longe se não fosse o penalti mal cobrado de Asamoah Gyan no último minuto da prorrogação contra o Uruguai

EUA: Os americanos finalmente aprenderam a jogar futebol e foi protagonista   de jogos muito  emocionantes da copa  como no empate de 2x2 contra a Eslovênia, a vitória sofrida por 1x0 sobre a Argélia e a derrota por 2x1 contra Gana, o que resultou em sua eliminação no torneio.


As decepções:

Itália: Eliminações na primeira fase não é novidade para os italianos, mas sair da copa como a última colocada de seu grupo foi um impacto para a torcida da Azurra. Empates contra Paraguai, Nova Zelandia e a derrota para a Eslováquia mostrava um time decadente e sem criatividade.

França:  Outra finalista de 2006 que decepcionou foi a França. O clima polêmico envolvendo o técnico Domeneck e o atacante Anelka ja dava demonstrações que a seleção não  iria muto longe. Com um elenco frágil, os franceses só empataram com o Uruguai e perderam para México e África do Sul.

Inglaterra:  Era favorita ao título, mas o futebol Inglês em território Sul-africano foi muito ruim, só conseguiu ir as oitavas graças a uma vitória magra em cima da Eslovênia, antes disso tinha tropeçado com dois empates  diante dos EUA e Argélia. Foi eliminada com uma humilhante derrota para os alemães por 4x0.

Portugal:  Dependia do bom futebol de Cristiano Ronaldo, não foi o que aconteceu, o meia luso esteve apagado em toda copa e a equipe lusa só  demonstrou futebol na partida contra a fraca Coréia do Norte.

Brasil: Jogando um futebol longe de suas características principais, a seleção brasileira não engrenou no mundial, faltou  banco de reservas, time indefinido, indisciplina... Teve momentos de bom futebol  no primeiro tempo contra a Holanda, depois disso o apagão geral no segundo tempo.

domingo, 11 de julho de 2010

Com técnica se ganha copa do mundo? A Espanha mostrou que sim.




   A Espanha finalmente pode gritar o título de campeão mundial de futebol, um grito que estava engasgado há 80 anos, mas que veio com uma vitória merecida sobre a holanda por 1x0 na prorrogação, gol de Iniesta, aos 11 minutos do segundo tempo.

    Embora o jogo tivesse proporcionado  chances de gol iguais para as duas equipes,  a seleção espanhola foi  a melhor no jogo, teve mais posse de bola a seu favor.  A Holanda estava tensa, com poucos recursos que tinha, além das jogadas de  Robben e Sneijder, apelava para faltas violentas até que Heintinga fosse expulso aos 3 minutos da prorrogação.
   
   Além de ganhar o seu primeiro título mundial e entrar no rol dos vencedores, a Espanha mostrou que para conquistar a copa do mundo não basta somente o uso da vontade, é preciso jogar um futebol que apresente entrosamento, técnica e disciplina tática.
  

   Seleção do momento? Não, a Espanha há muito tempo deixou de ser esse rótulo, foram campeões da Eurocopa, parte desses jogadores jogam juntos há quatro anos, tem Vicente del Bosque  um técnico
excepcional e superou a poderosa Alemanha que havia goleado a Argentina.

sábado, 10 de julho de 2010

Ao Uruguai, a honra de ter sido o melhor sul-americano da copa

 


     Pode ter parecido decepcionante para os jogadores uruguaios perderem a disputa de 3º lugar para a Alemanha por 3x2, mas a celeste fez o que  seus rivais Argentina e Brasil, favoritos ao título mundial não fizeram, ter chegado longe.


       Poderia aqui ter enfatizado a vitória da Alemanha, a segunda seguida em disputas de 3º lugar, mas o Uruguai simplesmente resgatou algo que estava adormecido há 4 décadas, o  seu futebol competitivo.


       Se o futebol uruguaio ainda anda decadente, com clubes endividados, Nacional e Peñarol sem conquistar há 22 anos um título continental, a seleção de Forlán mostrou raça e determinação, poderia contar com mais sorte, se não fosse os erros grotescos da arbitragem nesta copa e... quanto erro.

      Os resultados ruins  e os insucessos em competições internacionais, tinham colocado o Uruguai como a quarta força do futebol sul-americano, hoje não será surpresa ser a primeira.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A copa que derrubou os favoritos.



 A Espanha  deixou de ser um mero coadjuvante em copas do mundo, veio com o status de campeã da Eurocopa, tem um elenco  que é base dos principais times da liga espanhola, dos 23 jogadores convocados para o mundial, apenas 4 não atuam na Espanha.

     É o caso de Fernando Torres (Liverpol), David Silva (Manchester City), Cesc Fábregas (Arsenal) e David Silva (Manchester City), todos eles jogam no futebol inglês.
   
    Já a Holanda não perde desde setembro de 2008 e possui a maior invencibilidade de sua história, são 24 jogos, 19 vitórias e 5 empates.

     A copa de 2010 vai  ficar marcada como a copa das surpresas, como já  havia postado anteriormente neste blog. De Brasil, Alemanha, Argentina, fortíssimos candidatos ao título, restaram as supreendentes Holanda e  Espanha na final, não deixando de destacar a boa campanha do Uruguai neste mundial.

    É a primeira copa sem Brasil, Argentina, Itália, Alemanha numa finalíssima, em todas as edições de copa do mundo, pelo menos uma delas tinham presença na decisão.


  

domingo, 4 de julho de 2010

Os possíveis nomes para substituir Dunga.

  




     Se em 2014 o Brasil vai jogar a copa em casa e não quer pensar um novo vexame, precisa de um técnico à altura durante os próximos quatro anos de preparação, de todos os técnicos em atividade no Brasil, Felipão segue sendo um nome forte, tem a preferência nacional a seu favor.
     
    Isto não é somente porque Luís Felipe levou a seleção ao pentacampeonato mundial em 2002, mas por que  tem um currículo favorável, credibilidade e experiência. Além disso o Brasil repetiu o feito negativo dos anos 80 quando ficou duas copas do mundo (1982 e 1986) seguidas nas quartas-de-final.

 Outros nomes cotados:

Leonardo: Se encaixa ao perfil da CBF, ex-jogador, tem história na seleção, jovem. De repente pode ser um nome surpresa no comando técnico.

Mano Menezes:  Um dos técnicos que mais cresceu no futebol brasileiro, venceu a copa do Brasil e o campeonato paulista pelo Corinthians, mas o Presidente do timão André Sanches garante que Mano não irá assumir a seleção e que o seu contrato no time de parque São jorge é até 2011.

Murici Ramalho: Quando Dunga estava na "corda bamba" nas eliminatórias, foi um nome a ser mencionado, ganhou notoriedade após os três títulos brasileiros no São Paulo, entretanto teve uma queda na preferência, não levou o Palmeiras para a Libertadores e no Fluminense está em 3º lugar no campeonato Brasileiro, dificilmente será técnico da seleção.

Wanderley Luxemburgo: Já foi um nome a ser citado em 2006, quando Parreira foi demitido, tem um histórico vitorioso no Brasil, mas o seu passado na seleção brasileira não foi dos melhores.

Ricardo Gomes: Tem experiência como treinador, o que falta é um titulo de expressão. Já treinou a seleção brasileira pré-olimpica em 2004 e não conseguiu classificá-la para as olimpiadas.

sábado, 3 de julho de 2010

A copa do mundo foi generosa para alguns jogadores.



       Com a boa fase no mundial, os jogadores  Özil da alemanha, David Villa  e Xabi Alonso da Espanha etão sendo sondados pelas principais equipes do futebol europeu.

      Özil  e David Villa despertam  interesse do Barcelona e Xabi Alonso está na mira do Chelsea, Manchester  City e Internazionale.

    A copa do mundo também trouxe benefícios até para aqueles jogadores que não exibiram um bom futebol, é o caso de Gerrard da Inglaterra, que nem mesmo a fraca participação de sua seleção no mundial, não fizeram o Real Madrid desistir de estudar em uma possivel contração do inglês.

     Outro jogador na mira do clube Espanhol é o brasileiro Maicon, mas a Internazionale, clube no qual pertece, só aceita a venda do lateral se houver uma troca por Xabi Alonso. Com o valor da troca estimado em aproximadamente 6 milhões de Euros.

David Villa e Espanha batem recordes e quebram tabus.

 



       Poucos jogadores foram tão diretamente responsáveis pela boa campanha de uma seleção quanto David Villa.
David e a Espanha entram para a história.

    Villa por se tornar o  maior artilheiro da espanha na história da copas com 8 gols (5 em 2010 e 3 em 2006) superando Fernando Hierro, Butragueño e Raul Gonzáles com 5 gols cada. E a Espanha por disputar a sua primeira semifinal desde 1950 quando pedeu para o Brasil por 7x1.


   A classificação veio com a vitória contra o Parguai por 1x0, em um jogo emocionante e com dois penaltis desperdiçados para cada lado. Cardozo perdeu para os paraguaios e Xavi Alonso errou para os espanhóis.


   Veja a campanha da Espanha em copas do Mundo desde 1950:
                                                                   
                                                                     Colocação

1950                                                              4º lugar (semifinais)
1954                                                              não participou
1958                                                              não participou
1962                                                              12º lugar
1966                                                              10º lugar
1970                                                               não participou
1974                                                               não participou
1978                                                               10º lugar
1982                                                               12º lugar
1986                                                               7º lugar
1990                                                               10º lugar
1994                                                               8º lugar
1998                                                               17º lugar
2002                                                               5º lugar
2006                                                               9º lugar

O rolo compressor alemão.

   


     Sem querer menosprezar as vitórias de Holanda e Uruguai, que por sinal  fazem uma excelente campanha,  mas a Alemanha  tem motivos a mais para se tornar campeã do mundo.

     É uma seleção que desde o primeiro jogo da copa convence com seu futebol interessante, tem o melhor ataque, venceu duas seleções tradicionalíssimas  Inglaterra e Argentina com direito a goleada, 4x1 e 4x0 respectivamente.

    Com esse recente  currículo, A alemanha mostrou que além do seu favoritismo nítido, tem   poder de decisão, ataca com eficiência, amedronta os adversários, já define uma partida faltando ainda 20 minutos de encerrar.  É a melhor alemanha dos últimos 20 anos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Por que a seleção de Dunga não embalou?



Eis aqui alguns 6 motivos que culminaram para fracasso brasileiro na África do Sul:

1. Falta de banco de reservas: dunga conservou o time que foi campeão das confederações e eliminatórias, mas faltava jogadores de criação, habilidosos, talvez um dos elencos mais frágeis  da seleção desde 1990.

2. Descontrole emocional de Felipe Melo: Foi uma prova da teimosia de Dunga,  desde as eliminatórias, era perceptível a falta de equilibrio do volante.  No jogo contra o Chile em setembro do ano passado, Felipe fez penalti bobo em Sanches e ainda recebeu cartão vermelho por entrada violenta no mesmo jogador.
DETALHE: Naquela partida o Brasil já estava classificado para a copa.

3.  Kaká fora de forma: embora fosse o líder de assistências na copa, Kaká  demorou a deslanchar e não encontrou a velha forma que o fez melhor do mundo no Milan.

4. A maldição da bola parada: Um problema histórico da seleção Brasileira, a bola aérea é um tormento que não parece ter fim, nas últimas três copas do mundo em que perdemos 98, 2006 e 2010, todas elas foram marcadas pela desatenção e indecisão dos marcadores nessas jogadas.

5. Contusão de Elano: A ausência de elano foi sentida pela seleção e dunga encontrou dificuldades em mexer no esquema tático do Brasil, o meia estava em bom início de copa do mundo e poderia ser uma peça fundamental em jogos decisivos como a holanda.

6. Time nervoso: A irritação de Dunga foi passada para a equipe e o resultado foi um Brasil descontrolado em campo, nunca  tivemos dois jogadores expulsos em uma mesma copa do mundo.




quinta-feira, 1 de julho de 2010

A alemanha troca provocações com os argentinos. isso não é bom para os alemães.

            

    Se tem uma coisa que a Argentina sabe fazer  muito bem, além de jogar um bom futebol, é ser o centro das atenções, principalmente em se tratando de polêmicas envolvendo declarações provocantes em cima dos rivais.

      O Brasil já foi o alvo das provocações dos argentinos e não precisa citar quantas vezes isso ocorreu, agora são os alemães que  estão caindo na velha armadilha argentina.

      Shweinstheiger, um dos jogadores mais experientes da alemanha afirma que o time da Argentina não é dos mais leais, o volante ainda critica os torcedores argentinos. " Eles impedem que as pessoas vejam a partida em seus lugares"

      O capitão alemão Lahm, também ataca os argentinos " eles não sabem perder, vamos ver como eles vão lidar com mais uma derrota",  falando  da eliminação da Argentina para a Alemanha em 2006 nesta mesma fase.
      A alemanha está entrando no jogo de provocações argentina, o que para a seleção pode ter  resultados desagradáveis, as duas  equipes jogarão no sábado na Cidade do Cabo, às 11h.