sábado, 30 de outubro de 2010

Maradona: 50 anos de glórias e polêmicas



    O mês de outubro reuniu dois aniversariantes que marcaram a história do futebol Mundial. No domingo Passado, Pelé completou 70 anos. Hoje é a vez de Maradona comemorar seus 50 anos de vida. A carreira do argentino foi preenchida de títulos, polêmicas e glórias.

    Revelado no Argentinos Juniors, Maradona foi campeão do mundialito em 1977. Desprezado pelo técnico Menoti, o craque não foi convocado para a copa de 1978, na época o jogador tinha apenas 17 anos.

    Em 1982, Maradona, enfim, disputou seu primeiro mundial, mas a trajetória do camisa 10 no torneio não foi Feliz, apesar de marcar 2 gols na primeira fase. O argentino foi expulso na partida contra o Brasil após agredir o zagueiro Batista.

     No ano de 1986, o craque viveu seu auge. Foi campeão do mundo e dono do gol mais bonito da história das copas. Pelas quartas-de-final contra a Inglaterra,  Maradona passou por cinco marcadores e finalizou na saída do goleiro Chilton.  Na copa de 90 carregou uma limitada  Argentina nas costas até a final, mas perdeu o título mundial para Alemanha.  Em 1994 veio a maior decepção de sua carreira como jogador. Na partida contra a Nigéria em jogo válido pelo mundial dos Estados Unidos. Maradona  foi pego no exame anti-doping com o uso da substância Efedrina, utilizada para emagrecimento. O ídolo ficou fora da copa e ainda viu a Argentina ser eliminada nas quartas-de-final para a Romênia.
    
  
      A luta contra  drogas



Maradona pouco antes da internação em 2004
    
   
     Maradona começou a ganhar destaque negativo em 1991 quando foi dispensado pelo Napoli por uso de Cocaína.  Em 2000, o jogador iniciou tratamento contra a dependência química e no mês de setembro daquele ano, sofreu  um acidente batendo seu carro contra um ônibus pelas ruas de Havana. O argentino escapou da morte por milagre.  Em 2004 é internado por problemas cardíacos e infecção pulmonar em um hospital de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário