quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A luta de Ronaldo contra lesões e a balança







   Ronaldo tinha apenas 18 anos quando saiu do Cruzeiro para jogar no PSV Eindhoven da Holanda em 1994.  Ronaldinho como era chamado, pesava apenas 73 kg, franzinho em relação a sua altura que é de  1,83. Logo foi submetido a um intenso  fortalecimento muscular, que para muitos foi  considerado exagerado e sendo a  causa  de suas inúmeras lesões que estavam por vir.


   Não demorou muito, em 1995,  Ronaldinho tinha realizado uma operação no joelho direito, para calcificar o local afetado. Já em 1996, ano em que foi pela 1ª vez o melhor do mundo, ficou 4 meses sem jogar futebol, após passar por  uma raspagem na cartilagem do joelho.

   Mas a primeira lesão grave foi em 1999,  o fenômeno rompeu parcialmente o ligamento patelar defendendo até então a Inter de milão.  O atacante ficou cinco meses afastado dos gramados.

  Em sua volta, no dia 12 de abril de 2000, Ronaldo entrou aos 12 minutos do segundo tempo no jogo entre Internazionale x Lazio pelo campeonato italiano. Após dar uma arrancada em direção a grande área, o camisa 9 sofreu uma de suas piores lesões da carreira. Rompe  completamente o tendão patelar e fica fora dos campos por 1 ano.




   Mesmo sem estar no melhor de suas condições físicas, é campeão mundial em 2002 e artilheiro da copa com 8 gols. Ronaldo voltou a boa fase que o considerou fenômeno. Mas após uma temporada ruim com o Real Madrid 2004/05  já era visível seu excesso de peso. Na copa de 2006 sofeu duras críticas por estar com aproximadamente 96 Kg e fora de forma.

   Em 2008 sofre a segunda ruptura total do joelho, fica mais uma vez afastado por um ano do futebol. Quando muitos já davam por encerrado a sua carreira, o Corinthians contratou como o principal reforço de 2009, Ronaldo por sua vez, não decepcionou.  em cinco meses de clube, ganha um campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.




    Mas o velho excesso de peso atrapalhava o seu Futebol, em 2010 Ronaldo teve poucas participações no Corinthians e não joga desde maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário