sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Brasileirão 2009: O mais equilibrado da história.

O Campeonato Brasileiro de 2009 pode terminar com quatro times empatados com 62 pontos, fato inédito na história da competição. Nunca em uma reta final de brasileirão tantos times tiveram chances iguais de chegar ao título.

O São Paulo, líder do campeonato, tem um aproveitamento de 57% dos pontos ganhos, considerado o menor da história de pontos corridos. Na história desse sistema, o desempenho mais baixo pertencia ao Santos de 2004 que conquistou o Brasileirão daquele ano com 64,5% de aproveitamento.
Na história do Campeonato, o internacional de 1976 é o dono do maior aproveitamento com 84% dos pontos ganhos.

Mas o motivo desse equilibrio tem resposta, os times da ponta na tabela demonstram irregularidade na sequencia dos jogos, para se ter uma idéia o Fluminense é o time de maior invencibilidade no campeonato, são oito partidas sem perder. E onde o Fluminense está? Lutando para não escapar do temido rebaixamento.

O equilíbrio deixa o campeonato emocionate, talvez o mais emocionante dos últimos tempos, a torcida aumenta, mas a qualidade técnica das equipes é questionável. Na rodada passada, apenas um das seis equipes que estão na ponta da tabela venceu. foi o internacional, 3º colocado no campeonato.

Sem falar na briga pelo rebaixamento em que Botafogo, Atlético-PR e Coritiba tem 44 pontos, pode nesse trio sair um rebaixado como também garantir uma vaga na copa sul-americana de 2010.

O campeonato Brasileiro de pontos corridos não é ruim, muito pelo contrário é uma forma mais democrática de se ter um campeão ou um rebaixado, porém fica evidente que os times precisam se adequar a esse sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário