quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Times paulistas dominam o Brasileirão em títulos


Se o São Paulo for campeão novamente, será o quarto campeonato conquistado seguidamente por um clube em competições nacionais, algo que não costuma ser comum no futebol brasileiro, onde há um número maior de clubes grandes em relação aos times das principais ligas européias. Somente o Santos de pelé teve uma hegemonia maior, ganhou o pentacampeonato da taça brasil de 61 a 65.
Até o ano 2000, A distância do Rio de Janeiro para São Paulo em títulos brasileiros eram pequena, 4 conquistas. São Paulo na época tinha 14 e o Rio que acabara de vencer a Copa João Havelange com o Vasco 11. Hoje os paulistas tem 20 títulos, cinco deles conquistados nos últimos cinco anos.
Mas qual é o segredo dessa supremacia? São Paulo é também o Estado com maior número de times participantes nas séries A e B, isso já aumenta a probabilidade de um deles ser campeão ou garantir vaga na série A.
Nos último anos, espalharam-se em São Paulo, os clubes "caçulas" como São Caetano, Santo André, Paulista e Barueri, embora sejam menos tradicionais que outros clubes brasileiros, mas vem promovendo estrutura e planejamento, o que muitas das outras equipes de maior história e torcida que esperavamos ter infelizmente não possui.

Últimos campeões brasileiros:
Estado

2000 - Vasco RJ
2001 - Atlético-PR PR
2002 - Santos SP
2003 - Cruzeiro MG
2004 - Santos SP
2005- Corinthians SP
2006 - São Paulo SP
2007 - São Paulo SP
2008 - São Paulo SP

- Maior jejum de títulos do estado de São Paulo:

Oito anos, de 1978 com o Guarani a 1986 com o São Paulo.


- Maior jejum de titulos do estado do Rio de Janeiro:

Nove anos, desde 2000 com o Vasco Campeão.


- Maior jejum de títulos de clubes não Paulistas:

Seis anos, desde 2003 com o Cruzeiro campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário