terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os erros da arbitragem na história do Brasileirão


O gol legal do Palmeiras anulado por Carlos Eugênio Símon é o acontecimento mais recente de uma série de erros que envolveu polêmicas e discursões em campeonatos Brasileiros.
Símon que é considerado um dos principais árbitros da história do futebol brasileiro atual, já tem no Currículo duas copas do mundo (2002 e 2006)e tem presença garantida no mundial de 2010 na África do sul. Uma trajetória invejável para os árbitros que estão em testes e os que sonham apitar partidas de alto nível. Mas nos últimos anos, o Juíz gaúcho cometeu falhas desastrosas envolvendo final de campeonato Cearense, Copa do Brasil de 2008 e dois jogos decisivos do Brasileiro da Série A desse ano.

Vejamos abaixo alguns jogos polêmicos e bastante discutidos em campeonatos Brasileiros:


CRUZEIRO X VASCO ( FINAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1974)
ÁRBITRO: ARMANDO MARQUES

A partida gerou polêmica antes mesmo de começar. Cruzeiro e Vasco terminaram o quadrangular final empatados na liderança. Dentro do regulamento do campeonato, as equipes que terminarem empatadas na pontuação,realizariam um jogo extra, com o mando de campo do time que obteve a melhor campanha na classificação geral do campeonato, no caso o Cruzeiro, só que a diretoria do Vasco alegando falta de segurança no Mineirão, comunicou a antiga CBD para que o jogo fosse tranferido para o Maracanã, a entidade assim então, atendeu o comunicado. Na partida Armando Marques ainda anulou um gol legítimo de Zé Carlos do Cruzeiro, impedindo o título da Raposa.


BOTAFOGO X SANTOS ( FINAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1995)
ÁRBITRO: MÁRCIO RESENDE DE FREITAS

Na final disputada no estádio do Pacaembu onde o Santos precisava da vitória, dois erros graves cometidos por Márcio resende, o primeiro aconteceu em uma falta cobrada por Sérgio Manoel, túlio apareceu em posição irregular e fez o gol do Botafogo. No segundo tempo após ter empatado o jogo, o santos viraria a partida com Marcelo passos, mas o árbitro marcou impedimento que não houve. Os santintas discutem a perda do título até hoje.


CORINTHIANS X INTERNACIONAL (CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2005)
ÁRBITRO: MÁRCIO RESENDE DE FREITAS

Dez anos depois da final de 95, Márcio Resende seria alvo de revoltas, desta vez para o Internacional, O Goleiro Fábio Costa do Corinthias aplicou uma entrada violenta no meia Tinga, Márcio Resende resolveu prosseguir o lance. O jogo terminou empatado em 1x1 e beneficiou o Corinthians para o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário